terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Das Revelações Iminentes


Falta um par de horas para que a Academia venha a público com a lista dos nomeados para 82.ª edição dos Oscars.

A grande novidade deste ano será o número de nomeados para a principal categoria, tantos quantos os homens em jogo numa partida de futsal. Não sei bem qual será a ideia destas alterações parvas.

No ano passado, trocou-se a bela e elegante exibição de um trecho da representação dos actores nomeados por um arraial de declarações bimbas e sopeiras feitas por uma cambada de gente (outros actores) do palco para a plateia. Ou assim me pareceu, já que pela primeira vez em muitos anos não fiquei a ver o directo até de madrugada. E em boa hora o fiz.

Não sei se tal formato será repetido este ano. Espero que algum bom senso regresse às mentes daquela mitrada.

Este ano talvez me dê ao trabalho de perder algumas horas de sono. Afinal o Senhor Baldwin será co-host. Se bem que aturar o deprimente Steve Martin, cuja piada ficou retida algures nos 80's (isto somente no cenário de tal realidade haver de facto tomado lugar), seja degredo suficiente para repensar a programação. Dia 7 de Março logo me decidirei...

Entretanto, e sobre as vindouras nomeações, terei de aturar os nervos com que ficarei perante as probabilíssimas nomeações de Avatar. Não só para as merdas e cenas técnicas, relativamente às quais não tenho grande opinião, já que disso não percebo nadinha, mas também para mehor filme e melhor realizador, coisas que me ofendem bastamente.

Há uns anos tive de suportar a glorificação de um projecto ao qual só reconheço a virtude de ter sido caro: Titanic. Agora volta o mesmo gajo com uma pretensiosidade imbecil, ostatentando a mesma grandeza de triste e lamentável. E eis que a paciência começa a escassear por estas paragens.

Por mim o «The Hurt Locker» ganhava. Tanto a realização como a categoria de melhor filme. Mas isto de anunciar predilecções quando ainda não se viu nem 1/3 dos prováveis nomeados, é quase tão parvo como nomear quase meia dúzia de títulos para que o mesmíssimo arrecade o prémio.