domingo, 31 de janeiro de 2010

Das Bezerradas VII

Que o ser humano é por tendência uma coisa ruim, já não sobravam dúvidas cá no tasco.

[Clarifique-se desde já que, aqui para a blogger, médicos e enfermeiros são uma coroporação de gente dada ao sadismo e à insensibilidade, dos quais desconfia bastamente. Ou seja, o preconceito e o estereótipo assistem-na neste post, quiçá mais do que em qualquer outro.]

Há uns dois pares de anos, reencontrei um antigo colega do secundário numa certa livraria cá do burgo que em tempos teve uma área de cafetaria - bolinho de chocolate e café! - mas agora já não tem e por isso deixei de lá pôr os cotos. Após uma breve troca de impressões circunstanciais sobre o rumo das nossas vidas posteriormente à era geológica que mediou o penúltimo encontro e aquele, disse-me o ex-animador social da minha antiga turma que «Ah, e tal, sou enfermeiro em tal parte assim, assim». Todas as outras pessoas que conheço em enfermagem não almejaram lugar nessa tal parte assim, assim. Ele conseguiu. Vou tentar pensar que foi o mérito da sua classificação mediana e não o facto de a mãe do citado enfermeiro, também ela, coincidentemente, enfermeira, trabalhar na tal parte assim, assim, e haver, como todas as habituais práticas cá do burgo indicam, exercido influência para tal contratação.

Certo é que a criatura - o enfermeiro que dantes era um stand up comedian lá na turma - é enfermeiro e exerce tal profissão. A qual exercia já ao tempo do encontro na tal livraria.

E que fez ele após um minuto de diálogo com uma pessoa que não via há anos, a qual largou o casaco militar, deixou crescer o cabelo muito para lá do tamanho cão-de-água e passou a usá-lo, quando muito, com madeixas louras, abandonando as tonalidades azul e rosa de outrora?

Saca do telemóvel e exibe fotos de uma senhora acidentalmente semi-escalpada, a segurar no ar, sobre a sua cabeça, a camada de pele contendo cabelo com a mão direita, sinistramente ligada ao restante tecido aderente ao crâneo, como se do vídeo do panda a espirrar se tratasse. A colecção prolongava-se. Eu é que escolhi não ver mais nada.

Prái dois anos depois deste episódio, vi-me obrigada, por imposição curricular, a frequentar a cadeira de Medicina Legal. As aulas teóricas foram ok. Mas para a completude da cadeira era imprescindível a comparência a duas autópsias.

Tive azar. A primeira a que assisti foi numa tarde em que um cadáver em elevado estado de decomposição essa dissecado na sala ao lado, deixando tudo empestado de um cheiro nauseabundo como nunca dantes tinha snifado. Gastei uma embalagem de lenços perfumados à Sofiazita, que me prestou grande apoio naquela agonia e teve o bom senso de me encorajar a ficar. (Lá pelo meio tive vontade de sair...)

Ora, a assitência da autópsia era composta por projectos de juristas, médicos e enfermeiros. E, mais do que o cheiro, que, como já disse, era o pior que alguma vez me foi transportado até às narinas, o que me deixou pertinho de bazar foi a galhofa permanente dos estudantes de enfermagem.

De duas, uma: ou eu sou realmente muito estúpida e não tenho o mais ténue sentido de humor, ou então, um grupo de jovens com não mais de 22/23 anos, a apontar para os genitais de um pobre homem morto sobre a marquesa da medicina legal, a ser esquartejado para análise, é uma carneirada inominavelmente soez e vil.

Tempos depois circularam rumores de que uma estudante de direito teria feito um vídeo de uma autópsia com o telemóvel. Ao que parece viu muitas mais autópsias do que as obrigatórias. Era uma interessada. E também não deve ter ligado muito a meia dúzia de artigos de certas compilações legais que, àquele tempo, já deveria conhecer bem. Ou pelo menos o suficiente para não lhe passar pela ideia a velhaca e abusiva captação de imagens.

Por tudo isto, estas belas fotos que um grupo de médicos porto riquenhos publicou no... Facebook,
o_O
Não me surpreendem. São o sintoma de uma sopeirice própria de quem não tem valores e nem sequer liga por aí além àquele preciosismo designado de «deontologia profissional». A ânsia exibicionista e o comportamento de pária perante um sofrimento atroz fazem-me duvidar de tudo, mas não do estereótipo e do preconceito nos quais me venho escudando há muito, muito tempo.