sábado, 22 de novembro de 2008

Olá! Tudo bem? ^^

Todos conhecem gente que como cumprimento-tipo utiliza a bela fórmula "Olá! Tudo bem?" do mesmo modo e com a exacta finalidade que teria a menos feliz (?) expressão "Olá, adeus!".

Convecidíssimos de deterem umas social skills do catano, os entoantes do "Olá! Tudo bem?" saúdam os demais com um indian cow smile vagamente enérgico, devolvendo a semblância ao carrancudo-normal logo após esse momento instantâneo de encontro.

Imaginem-se num dia que não poderia estar a correr pior, ou que acabaram de ver a manchete do 24Horas, de saber o nome do rebento Ashlee Simpson/Pete Wentz ou visto a entrevista à Sara Palin em que aparece aquele senhor estranho a decapitar perus... aborda-vos uma dessas criaturas e vos diz "Olá! Tudo bem?".
Pois.
Responder algo que não seja uma anuência monossilábica é impossível sem que o visado com o cumprimento se sinta numa monumental figura de urso.

Vamos por partes:

1º Eles querem de facto dizer "Olá!".

2º Atiram o "Tudo bem?" para parecerem simpáticos.

3º Estão-se nas tintas para o estado das vítimas da sua saudação. E, consequentemente, para uma resposta negativa. Não porque sejam uns altruístas generosos, mas antes porque só a resposta positiva permite o descarte veloz da fortuita troca de palavras.

5º Caso não esteja tudo bem convosco - pelo amor da Santa! - não o dêem a perceber. Se o fizerem, vão-se sentir MESMO estúpidos!

O paradigma do ridículo da prática saudativa do "Olá! Tudo bem?" são as escadas rolantes: os "Olá! Tudo bem?" vão num sentido e as suas vítimas no sentido oposto. Nestas circunstâncias, o facto de a possível resposta àquela questão estulto-retórica ser absolutamente insignificante para quem a coloca adquire as graciosas dimensões de um hipopótamo a coleccionar dedais.

Como qualquer outra coisa que me cause estranheza, pergunto-me sempre pelas motivações. E o problema aqui será sobretudo o facto de elas serem óbvias: para serem simpáticos. --' Mas para isso não era preciso serem... uma beca parvos.

Como de inocente não tenho nada (ou assim pretendo fazer crer), uso o "Olá! Tudo bem?" com aquela gente por quem nutro indiferença ou inata desconsideração em virtude do seu "tipo". Já com pessoas dignas da minha real simpatia, e citando Mário Lino da era "A Norte do Tejo Rula!": jamais!
A utilização da expressão tem uma vertente belicista nada menosprezável dado o seu índice de lesão junto de pessoas que apreciem cumprimentos decentes e/ou , conscientes das 5 verdades supra expostas, sejam susceptíveis de ficar abatidas com o facto de outrem se lhes dirigir com o "Olá! Tudo bem?" em dias merdosíssimos.

Certo é que a expressão prolifera preocupantemente (embora não tanto como aqueloutra "É assim!...). Muitas são as reclamações em tom de desabafo. As vítimas sentem-se acanhadas na hora de se confessar lesadas com ocasiões menos felizes nas suas vidas em que se viram obrigadas a responder "Sim" com absoluta falsidade a um mefistofélico "Olá! Tudo bem?".

Alguém faça alguma coisa!
_____________________________________________

Com isto tudo até perdi os meus bons modos... caro leitor: Olá! Tudo bem?