segunda-feira, 18 de abril de 2011

Das Associações Pertinentes III

«Fernando» é bem capaz de ser dos temas abbazianos dos quais mais ouvi falar. Não pela cena em si mas por causa da Lurdes, a dona de uma mercearia da qual os meus pais eram clientes nos 80's.
A Lurdes estava loucamente apaixonada por um indivíduo chamado Fernando. Mas o gajo foi pouco nobre (sim, esta piada merecia um par de lambadas na tromba, mas era fácil demais para deixar passar a oportunidade) e pôs a designada «parelha de cornos» à Lurdes, esposando uma outra moça que não a infeliz merceeira.
Claro que, para mal da traída Lurdes, os seus devaneios nefelibatas e histéricos, elevando o volume do rádio a pilhas que tinha sobre o balcão sempre que a rádio local transmitia o já mencionado tema dos Abba, não ajudaram grande coisa a árdua tarefa de olvidar aquele amor gerador de desgosto.

Os inimigos (e por inimigos devem entender-se «pessoas que preferiam não ter de a encontrar no caminho mas que não se desgastariam a dar-lhe porrada») da Lurdes muito se regozijaram a cantarolar a «Fernando» sempre que ela se «armava aos cágados».

Anos depois do desgosto amoroso ora relatado, a Lurdes casou com um homem chamado Abel. E mesmo assim foi mais coerente que o Fernando Nobre.

Tudo isto a propósito da coveragem que os Homens da Luta fizeram aqui: